Premiada nas últimas três edições, escola leva o nome de Sete Lagoas aos palcos
As bailarinas e a direção artística do Expressar embarcaram nesta segunda para o Festival de Dança de Joinville. Vencedoras do primeiro lugar na última edição, elas competem na quarta-feira na modalidade dança contemporânea da categoria meia ponta. Ao todo, são oito bailarinas que irão representar Sete Lagoas em cima dos palcos. “Essa é a primeira vez que elas pisam em um palco depois de tudo que vivemos devido a pandemia. É emocionante, porque vencemos em 2019, estava tudo certo para irmos em 2020 e o evento acabou sendo cancelado”, conta Jane Paulino, diretora e coreógrafa do Expressar.
No ano de 2019, as bailarinas setelagoanas conquistaram o primeiro lugar na competição com a coreografia Tchibum, do coreógrafo Alan Keller. Desta vez, o artista também é responsável pelo que irão apresentar no palco, a coreografia Sala 1: Já vai começar! “O cinema permaneceu por muito tempo fechado e isso me motivou a criar essa obra. Queremos retratar o cotidiano de uma sala. Todos os movimentos criados passam a sensação de que a plateia é o filme e as nossas bailarinas representam a plateia, é bem lúdico e real”, conta Keller.
A trilha sonora foi desenvolvida especialmente para a apresentação por Gabriel Canedo e traz referências sonoras bastante conhecidas de filmes. O objetivo é criar a identificação do público com o que ele estiver assistindo. A rotina de ensaios foi bem intensa nos últimos dias. “Tivemos que ocupar a casa da minha mãe, levamos todo o cenário e passamos a dança por diversos dias. Sinto que as bailarinas estão ansiosas para retornar a Joinville e pisarem novamente em um palco”, conta Jane. A estrutura de apresentação que simula uma sala de cinema foi transportada pela Sete Lagos. Segundo Jane, contar com essa parceria há tantos anos, é de extrema importância. “Sem eles, não tínhamos ideia como faríamos para transportar uma estrutura de tamanho porte, só temos o que agradecer.”, ressalta.
Além de competirem, o Expressar se apresentará outras vezes durante a programação do Festival. As bailarinas Brenda Prestes e Mariana Gonçalves irão apresentar solos no Palco Aberto, coreografias da Halina Paulino, professora e coreógrafa da escola.
por Bruna Aguiar